O convite veio pela querida Sandra Gonçalves: haverá uma sessão do filme “Câncer com ascendente em virgem” para pacientes. Numa segunda de manhã lá estava eu, com mais uma centena de mulheres, todas nós sobreviventes ou passando pelo tratamento.
Eu adorei o filme. É um retrato mais ou menos fiel das nossas vidas quando em tratamento. Me senti representada. E o nervoso com esta mulher que se recusava a raspar os cabelos apesar da queda? Eu me torcia na cadeira. Porque sou do tipo prático: se vai cair, eu me livro dele antes. Aliás, como você pode conferir aqui mesmo, me livrei rindo graças às amigas.
Tudo neste filme é feminino, gente. A diretora, a produtora, o roteiro, boa parte do elenco. A trilha é essa música aqui embaixo, cantada pela Preta Gil. Câncer com ascendente em Virgem reúne uma mulherada na frente e atrás das câmeras. Encheu meu coração feminista de alegria, sério.
Mais que isso, o filme é doce, engraçado, real. Nos enche de compaixão, esperança e alegria. Recomendo.
Sobre Câncer com Ascendente em Virgem
O filme é baseado na história inspiradora da produtora Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008 lançou o emocionante e divertido blog “Estou com Câncer, e Daí?”, que se tornou um livro publicado pela Ed. Cobogó. O roteiro é assinado por Suzana Pires, em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, e conta com a colaboração da autora Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, filha de Clélia.
Nesta dramédia, Clara repensa o modo como conduz suas relações e se aproxima da mãe Leda (Marieta Severo), uma mulher mística e cheia de esperança, e da filha, Alice (Nathália Costa), uma adolescente criativa e independente. As três gerações de mulheres passam a compartilhar suas vulnerabilidades e desafios mutuamente, numa troca profunda e verdadeira. As amigas Dircinha (Fabiana Karla) e Paula (Carla Cristina Cardoso) mostram a importância da rede de apoio e de enfrentar as dificuldades com positividade e bom humor.
O elenco também conta com Ângelo Paes Leme, Julia Konrad, Maria Gal, Mariana Costa, Yuri Marçal, Heitor Martinez e Gabriel Palhares. O longa é uma produção da Raccord Produções com coprodução da Globo Filmes e RioFilme, e distribuição da Downtown Filmes.
O filme é patrocinado pelo Magazine Luiza e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Oncoclínicas, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, parcerias com o Instituto Dona de Si, Femama, Oncoguia e investimento FSA/BRDE/Ancine.
Câncer com Ascendente em Virgem estreia dia 27 de março nos cinemas brasileiros.